sexta-feira, 27 de agosto de 2010

48 Anos de Integração na Casa do Povo


Como já referido no texto publicado no mês de Junho, quando fez 54 anos de existência, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo, comemora hoje 48 anos de integração na Casa do Povo.

Durante todos estes anos os elementos do grupo, e gentes que por ele passaram, contribuíram para todo o trabalho hoje existente, quer ao nível de divulgação, recolha e pesquisa, quer a nível de mão-de-obra na reabilitação do edifício da Casa do Povo.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Bolzano, Itália…

Como já elucidado, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo esteve o mês passado em Bolzano, Itália, a participar num maravilhoso encontro de grupos europeus (EUROPEADE 2010).

Bolzano é, sem dúvida, um sítio deslumbrante, de água pura e paisagens fascinantes.
Apesar de algum cansaço da viagem, os elementos do grupo estão de parabéns, pois o objectivo foi alcançado, transmitindo, com dignidade, a milhares de pessoas de variadíssimos lugares do mundo, uma parte da nossa Glória.
Começámos por dar a conhecer pelas ruas da cidade, os nossos trajes, costumes, danças, cantigas e melodias da terra.
Fomos bastante fotografados e fizemos uma pequena apresentação para um canal televisivo, que se encantou com os nossos trajes, enquanto íamos a caminhar descontraidamente.
Mas o momento mais esperado, tanto pelos elementos dos grupos, como pelo público, é o dia do desfile etnográfico, onde participaram 203 grupos e, depois, a final, onde os participantes fazem uma pequena apresentação.
Para quem está a ver é um espectáculo fabuloso, mas para nós que participamos, como já dito noutros textos, o facto de se sentir que se está a representar Portugal e a contribuir para a divulgação das nossas tradições é algo muito gratificante e emocionante.
Aqui ficam algumas fotos, vídeos e páginas onde podem ver a nossa participação.

http://www.europeade2010.it/de/media/fotos/highlights.html