segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

No Mosteiro dos Jerónimos

A actividade do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo não se restringe à época de Verão nem se limita à apresentação de danças, trajes e cantares. Mesmo que assim fosse, já não faria pouco. Ora pesquisando, ora reconstituindo, estudando, registando, este grupo espraia a sua actividade por múltiplos formatos que visam um objectivo comum - persistir na divulgação de uma cultura sui generis que expressa uma riqueza espiritual extraordinária.
Foi assim que no passado dia 27 de Janeiro, o grupo se deslocou ao Mosteiro dos Jerónimos, a fim de corresponder à solicitação da Associação para a Defesa do Património AHP- Aldeias Históricas de Portugal - de se tornar sócio patrono da mesma associação, a qual conta com a participação de algumas figuras ilustres do meio académico português.
O programa consistiu na reconstituição do casamento à moda da Glória, onde não faltaram os trajes característicos da ocasião, o ritual das amêndoas atiradas ao ar, o arroz doce e duas ou três modas do folclore gloriano. A originalidade do nosso modo de ser foi bastante apreciado (e fotografado) e estamos certos de que demos mais um pequeno passo para a valorização do património imaterial da Glória, que poderá ser uma forma de potenciar a terra em prol dos seus habitantes.
Rita Cachulo Pote