segunda-feira, 28 de maio de 2012

DIA DA ESPIGA

No dia 17 de maio, dia da espiga, a Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do ribatejo, organizou, uma vez mais, um passeio pela charneca.

Este passeio, para além de se apanhar a espiga, como manda a tradição, serviu para relembrar os nomes e fotografar algumas das ervas e vegetação espontânea da nossa charneca.

Como este ano foi de pouca chuva, não havia tanta variedade de ervas como há dois anos, por exemplo. Pelo percurso feito não se encontrou uma única papoila para fazer a boneca.

Para além disso, desta vez houve uma surpresa para os mais novos. Todos tiveram oportunidade de passear de carroça, pois o Zé Preto levou o cavalo e a carroça do ti Manel Arraiado e todas as crianças foram a “caloche”.

Foi muito divertido e gratificante para todos os presentes.







“Bonecas da Glória”


“Bonecas da Glória” foi a exposição que esteve patente do dia 25 de abril a 6 de maio, no edifício da Casa do Povo.

Esta iniciativa, organizada pela Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo, contou com 76 bonecas vestidas à moda da Glória. Cada uma ao critério e criatividade de cada costureira.

Agradecimentos a todas pessoas que de uma forma ou de outra tornaram possível este trabalho.

 






http://dajaneladomini.blogspot.pt/2012/05/as-bonecas-da-gloria.html#!/2012/05/as-bonecas-da-gloria.html

 


 




Cedência de Filmagens

No passado 22 de abril a Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo, recebeu de Celestino Silva, um amigo gloriano de longa data, filmagens da nossa terra.
Estas filmagens, recolhidas nos anos 80, retratam como se vivia na Glória, ora com reconstituições efetuadas por elementos e colaboradores desta associação, ora recolhidas de forma espontânea.

Aqui fica o agradecimento pela cedência do trabalho e pelo contributo prestado na divulgação e preservação das coisas da nossa terra.