sexta-feira, 18 de junho de 2010

Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo




1956 / 2010 – 54 Anos ao Serviço da Cultura


Este mês, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo está de PARABÉNS pelos seus 54 anos ao serviço da cultura.

Em Junho de 1956, pela mão de Celestino Graça, que frequentemente se deslocava aos campos agricolas, um rancho de mulheres, de Glória do Ribatejo, fazem uma primeira representação na Feira do Ribatejo, em Santarém.

Estas actuações não eram mais que as continuações dos bailaricos que ainda se realizavam na aldeia e nos trabalhos, e assim nascia de forma espontânea, o Rancho Folclórico da Glória.

Desta origem à sua constituição formal foi um pequeno passo, tendo sido integrado na Casa do Povo a 27 de Agosto de 1962.

A partir de então, foi adoptado para Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo.

Ao longo destes cinquenta e quatro anos de existência, este grupo tem procurado, sempre, caminhar em busca das suas verdadeiras raízes, desenvolvendo ainda hoje um papel fundamental na pesquisa, divulgação, preservação e reconstituição de modos de vida da Glória.

Neste sentido, tem permitido ao grupo desenvolver variadíssimas actividades, como exposições, participação em congressos e colóquios, mostras gastronómicas, escola de folclore, concursos e festivais de folclore.

Tem sido um fiel embaixador da cultura gloriana, fazendo-se representar nos mais prestigiados festivais de folclore do pais e nas digressões ao estrangeiro, nomeadamente, à Suiça 1981, Itália 1985 (e irá estar na Europeada a representar Portugal de 19/07 a 30/07 deste ano em Bolzano/Itália), França 1987, Alemanha 1989, Dinamarca 2000, Espanha 2001, Madeira 2000, Ilha de S. Miguel /Açores 2001 e 2004, Faial e Pico/Açores 2007( e irá estar de o7/08 a 15/08 na Ilha Terceira/Açores) .

Todas estas acções têm permitido, também, aos elementos receber grandes contributos de carácter didáctico e pedagógico, no ponto de vista da formação cívica e moral de cada um.

Deste modo a contribuição deste grupo para a divulgação e valorização cultural da comunidade, do concelho e do distrito não tem sido pequena.


1 comentário: